20/12/09

RAPHAEL KIRCHNER







TRÊS ILUSTRADORES



RAPHAEL KIRCHNER--ALPHONSO MUCHA--XAVIER SAGER





A ARTE É SENTIDA E VIVIDA PELO SEU CRIADOR.OS OUTROS APRECIAM-NA, SENTEM-NA E GOSTAM OU NÃO.




Ao elaborar este “ BLOG “,senti e vivi aquilo que estava a produzir e, como aprecio e gosto destes três artistas, utilizei este critério de escolha.Se tiver paciência e disposição, publicarei mais, dos cerca de 2000 postais de ilustradores que possuo e fazem parte da minha colecção. Uns mais célebres e mais ou menos apreciados que outros será, no entanto, uma forma de, de quando em vez, ao passar os olhos por estas páginas, trazer á memória aqueles que, como eu, se dedicaram ao seu coleccionismo.



O BILHETE POSTAL



Embora a existência oficial do primeiro postal, posto a circular na Àustria, date de 1 de Outubro de1869, o seu aparecimento deu-se no ano de 1856. Este pequeno rectângulo veio facilitar muito a comunicação escrita pelo que a sua aceitação e difusão por todo o Mundo foi muito rápida . Em todos os Países Europeus e Estados Unidos e mesmo Oceânia e Países Africanos,.começaram a produzir grandes quantidades de postais. Rápidamente foi também aproveitado, pelo facto de se tornar um meio de difusão de enorme visibilidade como um excelente meio de publicidade. Aparece o postal ilustrado que atinge o auge no dobrar do Séc.XIX-XX, especialmente aquando da Exposição Universal de Paris em 1900. Milhões de postais foram produzidos e coleccionados, devido há sua beleza. A loucura, assim se pode dizer, durou até á Primeira Guerra Mundial. Numerosos e famosos Artistas, Pintores, Fotógrafos, etc. deixaram o seu nome ligado á ilustração de postais . Os temas eram os mais variados dependendo do fim a que se destinavam para além da própria mensagem escrita que transmitiam.A imagem feminina, elegante, com vestidos vaporosos, gestos e atitudes cheias de beleza, volúpia e sensualidade são temas do mundo do postal no início do Século XX. O seu declínio dá-se com a Primeira Guerra mundial, embora até hoje seja um meio de comunicação muito utilizado e um tema de coleccionismo espalhado por todo o Mundo



RAPHAEL KIRCHNER



KIRCHNER, RAPHAEL, ( 1876 -1917 ) VIENA-ÁUSTRIA



Desenhista, pintor e ilustrador, estudou em Viena na Escola de Artes de Viena, mas instalou-se em Paris em 1911 onde permaneceu até 1914, início da Primeira Guerra Mundial. Nesta altura, vai para os Estados Unidos onde permaneceu em Nova York até morrer.Em Paris expôs no “ SALON DES ARTISTES “, mas torna-se mais conhecido pelos trabalhos publicados em diversas revistas Parisienses,em especial na “LA VIE PARISIENNE “.Produziu grande quantidade de postais, superior a 1000, mas difíceis de encontrar. O seu tema preferido foram figuras femininas que retratou duma forma elegante, tendo sido fonte de inspiração e modelo a própria mulher. Ficou famoso pelas suas ilustrações eróticas e como percursor da menina “ PIN-UP “. A série “GEISHA“ foi particularmente bem sucedida. Apresenta um forte estilo ARTE NOVA.






ILUSTRADOR




RAPHAEL KIRCHNER